MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO – Os impactos gerados pela pandemia já se estendem por praticamente todos os setores da economia. Os transportes não são uma exceção a essa realidade, pois muitas empresas foram obrigadas a adaptar suas operações para atender às novas normas ou para se ajustar às mudanças na demanda.

Manutenção do Caminhão

Nesse cenário, muitos transportadores e motoristas estão enfrentando dificuldades para fazer a manutenção do caminhão na quarentena, já que muitos prestadores de serviços fecharam as portas ou estão operando abaixo da sua capacidade.

No entanto, a manutenção da frota é uma tarefa indispensável e, em muitos casos, inadiável. Especialmente quando o veículo segue em uso, cuidar da sua manutenção é essencial para minimizar o risco de danos, os custos e o tempo de inatividade do veículo.

Apesar disso, fazer a manutenção do caminhão durante esse período se tornou uma tarefa mais difícil. Por isso, pensando em ajudar você a manter a segurança e integridade do seu veículo, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre a importância dessa manutenção e como realizá-la no atual momento. Confira!

Qual a importância de continuar a fazer as manutenções nesse período?
A manutenção do caminhão é uma das tarefas mais importantes para as empresas e profissionais que dependem dos veículos para operar, utilizando-o como ferramenta de trabalho. A manutenção é o que garante o bom funcionamento da máquina, além de ser um fator diretamente associado aos custos dos transportes.

Essa é uma necessidade permanente dos veículos e não pode ser esquecida ou negligenciada. Um caminhão em uso ou parado sempre requer cuidados, pois existem componentes que se desgastam, danificam ou atingem o seu prazo de vida útil — como é o caso de alguns fluidos.

Mesmo em períodos como o atual, em que a quarentena fez com que muitas oficinas, concessionárias e prestadores de serviços interrompessem suas atividades, dificultando a vida do motorista e do frotista na hora de manter os cuidados com o caminhão, é indispensável procurar alternativas para seguir com as manutenções em dia.

Que itens devem ser verificados durante a manutenção?

FREIOS;
Fluidos;
Itens de segurança;
Pneus;
Itens estéticos — visando uma boa valorização no momento da troca;
Bateria, entre muitos outros.
O principal objetivo desse tipo de manutenção preventiva é prolongar o tempo de rodagem do caminhão.

Benefícios da manutenção flexível

Economia
A manutenção flexível é uma modalidade que prioriza a economia e a sustentabilidade. Isso porque os componentes do caminhão são trocados no momento ideal, após o seu máximo aproveitamento. Portanto, há redução de custos e do descarte de peças e resíduos, como lubrificantes.

Eficiência operacional
Esse tipo de manutenção é uma grande revolução. Fazendo a manutenção flexível de acordo com as orientações da marca, o cliente favorece a eficiência operacional do caminhão, pois evita surpresas ao planejar melhor as suas revisões, trocas de peças e as suas paradas.

Conhecimento do custo anual
Outro ponto positivo desse tipo de manutenção é que, com o planejamento, o motorista consegue se preparar financeiramente e ter um fluxo de caixa disponível para a manutenção do caminhão. O caminhoneiro já sabe o que vai pagar mês a mês. O pagamento é feito por quilometro rodado, então já se sabe o custo anual das manutenções, por exemplo.

Quais os possíveis impactos de não realizar essa manutenção?
Realizando a manutenção preventiva em dia, o proprietário assegura a operação do caminhão sem imprevistos, planejando com precisão cada serviço. Por outro lado, quando ela não é feita adequadamente, ou não é realizada, vários impactos negativos podem ser observados, como:

• aumento do risco de que problemas no veículo não sejam identificados a tempo;
• probabilidade maior de panes na estrada, impedindo o término das viagens;
• aumento dos custos de manutenção, já que a manutenção corretiva se torna mais frequente;
• redução da performance do caminhão, especialmente quando itens como o motor e injeção ficam longos períodos sem checagens;
• redução do tempo de vida dos componentes, prejudicando a revenda do veículo, entre outros.

Portanto, seguir com o cronograma de manutenção do caminhão na quarentena é uma ação indispensável para quem se preocupa com a segurança, a produtividade e com os custos operacionais dos transportes.

Agora que você já entende a importância de fazer a manutenção do caminhão na quarentena, se programe para realizá-la no momento mais adequado.

Texto original: https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/manutencao-do-caminhao-na-quarentena/