Tipos de Freio de Caminhão – Os freios são a parte mais importante do veículo quando o assunto é segurança. Vamos conhecer os tipos de freios dos brutos?
ABS – Anti-lock Braking System
No Brasil existe uma legislação de 2014 que exige que todos os veículos automotores produzidos no país tenham o sistema ABS de frenagem. Ele é um sistema pneumático. Isso é, quando é acionado, a válvula do pedal libera ar no sistema do caminhão, esse ar chega até as rodas e impede que elas travem, proporcionando uma frenagem mais uniforme e mais segura.
EBS – Electronic Brake System
O EBS é uma versão melhorada do freio ABS. A principal diferença entre os dois é que, em vez de utilizar ar, o EBS é acionado de forma eletrônica. Dessa forma, a resposta da frenagem é ainda mais rápida, já que o sistema pneumático só é acionado quando um sinal eletrônico é enviado.
Freio motor
Aqui o caminhão funciona como qualquer automóvel, já que o freio motor é aquele acionado quando o motorista reduz a marcha do veículo. Esse sistema funciona por meio de uma válvula de escape. Assim, a pressão dentro do cabeçote do motor retarda a movimentação dos pistões, já que os gases de exaustão não são eliminados pelo escapamento. A consequência é a redução da velocidade do caminhão, que evita o desgaste de alguns componentes, como as lonas e os tambores.
Freio auxiliar
Esse freio está ligado à caixa de mudanças do caminhão. Ele interrompe a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio, o que faz com que a rotação do eixo da caixa seja reduzida – assim como a velocidade do caminhão. Esse freio é muito comum em caminhões com Peso Bruto Total acima de 157 toneladas.
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Confira o Papo de Caminhoneiro sobre freios da Iveco Caminhões e Ônibus:
Texto: Blog da Iveco – Link original: blogiveco.com.br/conheca-os-tipos-de-freio-de-um-caminhao/