Dicas de manutenção de freios de caminhões e ônibus

Compartilhe:

Ao manter os freios de caminhões e ônibus em perfeitas condições de funcionamento, você pode evitar situações perigosas nas ruas ou nas estradas.

Tomando alguns cuidados, além de evitar acidentes, você pode prolongar a vida útil do sistema de frenagem do seu veículo, reduzir custos de manutenção e, claro, evitar atrasos nas viagens e nas entregas.

Dicas de Manutenção de Freios

Revisão periódica: Não espere que os freios mostrem qualquer alteração ao pressionar o pedal. Verifique frequentemente o estado do sistema de travagem ao iniciar e terminar as cargas.

Reparos bons e originais: Não utilize reparos de origem desconhecida, pois podem alterar o comportamento da válvula, modificar ajustes e comprometer sua segurança e qualidade de serviço.

Verifique se há vazamentos nas válvulas: Alguns problemas de vedação do compressor podem contaminar essas válvulas e tanques úmidos com óleo ou água do motor. Portanto, sempre limpe o circuito e substitua o secador se necessário.

Reservatório de drenagem: O excesso de água pode danificar os componentes do freio. A drenagem mantém a válvula funcionando e lubrifica os componentes.

Conheça os produtos da Flex Automotiva para ônibus e caminhões.

Além de dicas para manter os freios de caminhões e ônibus em dia, você pode contar, por exemplo, com os sistemas da Volvo. O EBS (Sistema de Frenagem Controlado Eletronicamente) controla eletronicamente o efeito de frenagem. Outra opção é o Z-came, freios a tambor para a veículso pesados com molas pneumáticas.

Recentes: