Pedro Trucão conta alguns perrengues enfrentados pelos caminhoneiros

Compartilhe:

Jornalista Pedro Trucão conversa com profissionais que rodam o Brasil em série de vídeos sobre perrengues

 

Jornalista Pedro Trucão conversa com profissionais que rodam o Brasil em série de vídeos sobre perrengues

Muitos acidentes com caminhões têm como causa problemas com os freios. Pedro Trucão, jornalista especializado no segmento de transporte rodoviário e parceiro da marca Mobil Delvac™, apresenta algumas situações enfrentadas pelos caminhoneiros na série “Sem Perrengue”. Veiculada nas redes sociais da marca de lubrificantes Mobil™, a série de vídeos mostra algumas situações vividas por esses profissionais que rodam as estradas do Brasil.

Muita gente não tem ideia, mas uma das situações mais complicadas para os caminhoneiros é o “L” ou efeito canivete.  Ele é provocado pelo travamento do eixo traseiro do cavalo-mecânico. Eliminar o freio no eixo dianteiro põe em risco o conjunto e aumenta a possibilidade do “L”. Esse problema nem sempre está associado somente ao problema de falta de freio, mas também a sua baixa eficiência devido à má regulagem das catracas de freio, lonas gastas, vazamentos de ar, distribuição incorreta da pressão de ar entre os eixos, erros na distribuição da carga sobre o veículo, entre outros. Esses problemas, associados à condição escorregadia da pista, principalmente em dias chuvosos e pista irregular podem gerar graves acidentes.

CONHEÇA OS PRODUTOS FLEX AUTOMOTIVA

Foi o que aconteceu com Fabiano Silva, mineiro, de Patos de Minas. Ele conta ao Trucão que em uma de suas viagens, deu “L” no seu caminhão “É uma coisa inesperada. Quando você, já não tem mais o que fazer”, afirma sugerindo aos colegas caminhoneiros que tomem cuidados redobrados em dias de chuva e em pistas com piso irregular. “Não aconteceu nada grave, somente danos materiais”, completa, reforçando que tomou um grande susto.

Para Davi Dias, de Esteio no Rio Grande do Sul, o susto foi outro. Em uma de suas viagens, o freio quebrou na descida de uma serra. Ele já estava no meio da descida quando percebeu a fumaça saindo das rodas do caminhão. Na mesma hora buscou orientação através do rádio comunicador. “Consegui parar encostando na traseira de outra carreta”, conta Davi.

Nessas horas é importante contar com a solidariedade dos colegas caminhoneiros e com uma boa infraestrutura nas estradas. Os detalhes dessas e outras histórias podem ser conferidos no link https://www.youtube.com/playlist?list=PLj68-QLwQ-6jmEKHrp_nmYOECXC84MjQc

Recentes: