Pneus usados de ônibus viram obras de arte em São Bernardo do Campo

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

SBCTrans comemora 20 anos e lança exposição “GIRO DA ARTE” na Pinacoteca de São Bernardo do Campo

GIRO DA ARTE - Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC
GIRO DA ARTE – Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Pneus usados de ônibus se transformaram em 20 obras de artistas e grafiteiros serão expostas pela cidade durante um mês e depois leiloadas, com receita destinada ao fundo social de solidariedade

Pneus de ônibus usados e que poderiam ser descartados ganham vida e viram obras de arte com pinturas de 20 artistas plásticos e grafiteiros de diferentes locais do Brasil. Essas criações fazem parte do projeto “Giro da Arte SBCTrans”, uma exposição inédita em comemoração aos seus 20 anos de atividades, a SBCTrans, empresa que se dedica ao transporte de passageiros no município paulista.

A exposição “Giro da Arte SBCTrans” é uma ação cultural, social e ambiental, com obras de arte – criadas por diferentes artistas em uma tela de fibra de lã de vidro, colocada no centro de uma estrutura (moldura) formada por pneus de ônibus – que destacam, com criatividade e imaginação, as principais práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, adotadas pela SBCTrans ao longo de sua história. Durante os dias 21 e 22 de setembro, as 20 peças artísticas serão apresentadas na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e depois expostas durante um mês em diferentes locais da cidade, como Praça Brasil, Parque Estoril e pista de skate, entre vários outros, estrategicamente escolhidos em parceria com a Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo. Após esse período as obras serão leiloadas e o valor será destinado para o Fundo Social de Solidariedade.

De acordo com Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans e principal incentivadora de programas sociais da empresa, o objetivo do “Giro da Arte SBCTrans” é inspirar nas pessoas atitudes simples de sustentabilidade e presentear a cidade, levando arte e cultura aos munícipes, com foco nas ações de preservação ambiental e sustentabilidade que a operadora de transportes tem realizado ao longo dos seus 20 anos de atuação.

“Queremos comemorar os 20 anos de prestação de serviços à população de toda a região do ABC com arte, cultura e de forma festiva e descontraída. A escolha em transformar pneus que iriam para descarte em obras de arte demonstra o nosso foco e a preocupação com a educação, a sustentabilidade e a prevenção ambiental”, destaca Milena Romano. As 20 obras de arte são assinadas por artistas, como Alexandre Truff, Binho, Subtu, entre outros.

GIRO DA ARTE - Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC
GIRO DA ARTE – Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Tradição de sustentabilidade e preservação ambiental

A comemoração dos 20 anos com a utilização de pneus que não podem mais ser utilizados dá ênfase à tradição da SBCTrans de sustentabilidade, preservação ambiental e de realizar ações para conscientização dos seus colaboradores e dos habitantes da região.

Milena Braga Romano salienta as ações da empresa em defesa da sustentabilidade, como os programas de redução da emissão de gases poluentes por intermédio de revisões e regulagens frequentes dos veículos e da renovação da frota. Lembra que, no mês passado, em comemoração do aniversário da cidade, modernizou a frota com 30 novos veículos para o atendimento à população.

Os programas de sustentabilidade envolvem também o reuso de água, usada para lavagem dos veículos, que diariamente poupa 60 mil litros da rede pública, entre outras ações.

Como importante programa ambiental, Milena Braga Romano ressalta a horta orgânica onde funcionários, de forma voluntária, plantam e colhem diversos tipos de hortaliças, legumes e temperos naturais que incentivam os hábitos alimentares, tornam os espaços mais agradáveis e mantêm as pessoas mais próximas da natureza.

A partir de 24 de setembro a exposição estará espalhada pela cidade. Saiba os locais em facebook.com/sbctransoficial.

Por Secco Consultoria de Comunicação

Recentes: