Atenção à regularização de documentos veiculares e a realização de revisões regulares estão entre as dicas relevantes para ter um Dia do Motorista tranquilo!
Comemore o Dia do Motorista nesta segunda-feira (25). Essa data foi escolhida por ser o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos profissionais do transporte, o santo católico, a fim de garantir o reconhecimento desses profissionais que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 1,5 milhão de pessoas estarão empregadas no transporte de passageiros e cargas até 2021.
“Sabemos que respeitar as leis de trânsito, usar o cinto de segurança e manter o carro em boas condições são pré-requisitos básicos para ser um bom motorista. Também é responsabilidade do condutor manter todas as documentações e impostos do seu veículo em dia para evitar futuras dores de cabeça. Aliado a isso, ter soluções na palma da mão quando se trata de documentos veiculares tem sido fundamental para trazer mais praticidade e comodidade no dia a dia do condutor”, explica Matheus Packs, fundador do DOK Despachante.
Dia do Motorista: 4 dicas de boas práticas para ser um bom motorista:
Invista na direção defensiva
O dia-a-dia de um motorista não é fácil, e há vários sinais a serem observados ao longo do caminho, principalmente para prever o comportamento de outros motoristas e identificar situações que coloquem em risco motoristas, passageiros e usuários da via. A direção defensiva é exatamente isso, a melhor maneira de dirigir. Por isso, investir nisso é fundamental para evitar acidentes de trânsito. Os cursos de direção defensiva foram desenvolvidos para aprimorar as técnicas de direção segura. Vale ressaltar que a seleção do curso adequado está relacionada a uma instituição credenciada no segmento.
FALE COM A FLEX AUTOMOTIVA! A PEÇA CERTA PARA O SISTEMA DE FREIO DO CAMINHÃO OU ÔNIBUS!
Faça as revisões periódicas
A manutenção preventiva do seu veículo é a garantia de travessia segura da cidade e evitando acidentes no caminho. Para isso, é necessário sempre contar com uma oficina confiável para realizar os reparos necessários em seu caminhão ou ônibus, desde o sistema de freios, rodízio de pneus, substituição, troca de óleo, funcionamento do motor, embreagens, até componentes elétricos. Vale lembrar que se o seu veículo estiver na garantia, a própria concessionária fará as modificações. Além disso, a maioria dos fabricantes especifica verificações de calibração e balanceamento a cada seis meses ou dependendo da quilometragem indicada. Itens importantes como troca de velas e filtros de ar do motor, ar condicionado e combustível também devem ser verificados a cada seis meses.
Mantenha a documentação e impostos regularizados
Para manter a documentação do veículo em dia, é importante que o proprietário saiba a data de vencimento dos débitos, pois as condições de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são publicadas anualmente pelo Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publica anualmente a data de validade da licença. Por meio da Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) se tornou obrigatório a partir de 4 de janeiro de 2021.
Dessa forma, a versão do documento impresso na cédula deixa de ser emitida e o CRLV deixa de ser entregue pelo correio (via Correios). Com isso, os proprietários de automóveis podem acessar o certificado no aplicativo Carteira Digital de Transporte (CDT) de seu estado ou no site do Detran. Vale lembrar que se um motorista cometer uma infração, pode haver multa gravíssima de R$ 293,47 e apreensão do veículo. A inadimplência do DPVAT resulta em multa sobre o valor segurado. Motoristas sem CNH ou vencidas já podem ser multados.
Atenção ao cumprimento das leis de trânsito
Segundo o Ipea, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de vítimas de trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, com cerca de 22 mortes a cada 100 mil habitantes e mais de um terço dessas ocorrem por acidentes envolvendo motociclistas. Os números mostram que os índices de tragédia no trânsito ainda são alarmantes. Assim, é dever dos motoristas, pedestres e ciclistas, cumprirem as leis de trânsito para garantir a segurança e o bom funcionamento da cidade. É importante estar atento também à restrição de circulação de veículos em determinados horários em algumas cidades e municípios para evitar multas.